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#MComDáVoz: Vendas para o Dia das Mães superam em 21% expectativa para a data em Caxias do Sul

#MComDáVoz: Vendas para o Dia das Mães superam em 21% expectativa para a data em Caxias do Sul

As vendas para o Dia das Mães surpreendeu positivamente o comércio caxiense neste ano. Um levantamento realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul, com lojas associadas à entidade - localizadas no Centro e shoppings -, identificou que o desempenho de 2021 superou em 21,21% o resultado do ano anterior e empatou com as comercializações para a data em 2019, quando ainda não havia pandemia.

O indicador ficou acima do apurado na Pesquisa de Intenção de Compras, que previa uma estagnação com 2020, mas que poderia chegar a um crescimento de, no máximo, 10%, conforme o índice de confiança dos consumidores no momento da aquisição.

A amostragem também identificou que o tíquete médio previsto para a segunda principal data do comércio caxiense ficou cerca de 20% a mais do que o esperado, com investimento entre R$ 210 e R$ 220 em presente(s). Segundo as lojas entrevistadas, o movimento maior foi entre sexta-feira (7) e sábado (8), véspera do Dia das Mães, que combinaram, ainda, com os dias de pagamento dos salários da maior parte da população.

De acordo com o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, o resultado foi muito melhor do que o esperado e, entre os motivos, estão quatro possíveis razões: melhora no quadro da pandemia, chegada do frio, tempo bom e intensificação de ações promocionais dos varejistas.

“Durante a coleta de dados pré Dia das Mães, ficou muito claro que o clima entre os entrevistados não estava nada bom. Era muito comum conversar com consumidores que estavam com pessoas hospitalizadas ou que haviam perdido alguém próximo a poucos dias. Com a melhora nos números e com os trágicos números de óbitos de março cada vez mais distantes, o consumidor recuperou a confiança e se animou em ir às compras”, avalia Cervieri.

Outros fatores determinantes para o resultado estão atrelados ao frio, que aumentam a procura, principalmente, de itens de vestuário e calçados. Os dias ensolarados na véspera da data também incentivaram os consumidores a irem às compras.

“O frio sempre é um bom fator para aumentar a procura por produtos. Com a chegada do frio na semana que antecedeu o Dia das Mães, percebemos muito movimento de pessoas à procura de peças de inverno. O céu limpo e o dia ensolarado, apesar do frio, também colaboraram”, pontua o gerente da CDL Caxias.

“Os varejistas trabalharam muito para divulgar seus produtos e promoções. A adesão aos canais de comunicação, atendimento e vendas por canais digitais foi quase unânime. Nossa pesquisa já havia apontado que o consumidor pesquisa e se motiva para ir às compras através dos canais digitais. E, apesar da conversão ainda depender do ambiente da loja física, ter uma boa estratégia para campanhas na internet tem sido um bom diferencial”, complementa Cervieri.

Percepções dos lojistas

Para 75% dos lojistas entrevistados os resultados do Dia das Mães em 2021 foram “Muito Melhor” ou “Melhor”, se comparado ao ano anterior. Ainda frente a 2020, os itens de vestuário e moda tiveram um desempenho 23,27% melhor, joias e relógios 20,44% e beleza e cuidados pessoais 11%. Os três segmentos foram apontados na Pesquisa de Intenção de Compras como as principais escolhas de presentes para a data.

Praticamente todos os varejistas entrevistados após as vendas para a celebração afirmaram terem investido em algum meio de atendimento, vendas ou divulgação pela internet, ajudando também a atrair consumidores para as lojas físicas. Quase 27% dos participantes disseram que as redes sociais, aplicativos de mensagens e/ou sites auxiliaram muito nas vendas, “salvando o faturamento da data”.

“Isso reforça o que sempre dissemos e incentivamos aos nossos associados: é preciso estar nos meios digitais e se utilizar de ferramentas, muitas delas gratuitas, como WhatsApp e Instagram, para incrementar seus negócios”, afirma Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias. O executivo lembra ainda, que, percebendo esta lacuna, a entidade disponibiliza em todas as datas comemorativas para os seus associados, de forma gratuita, cards para as redes sociais e WhatsApp. O objetivo é auxiliar os empreendimentos que não possuem agências a terem campanhas promocionais que atraiam a atenção dos consumidores e, consequentemente, gerem vendas.

A pesquisa do Índice de Desempenho da CDL Caxias do Sul foi realizada entre os dias 10 e 11 de maio. O levantamento tem intervalo de confiança de 90% e margem de erro de 10% para mais ou para menos.

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Legenda:
Quase 27% dos entrevistados afirmaram que os canais digitais ajudaram muito nas vendas, atraindo também consumidores para as lojas físicas, e “salvando” o faturamento para a data.
Crédito: Julio Soares

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