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Consumidores pretendem comprar 3,6 presentes em média e gastar R$ 573,42, aponta pesquisa de Natal da CDL Caxias

Consumidores pretendem comprar 3,6 presentes em média e gastar R$ 573,42, aponta pesquisa de Natal da CDL Caxias
A CDL Caxias do Sul, por meio do Núcleo de Informações de Mercado, divulga os resultados da pesquisa de intenção de compras para o Natal 2025. A data mais aguardada do ano pelo comércio apresenta aumento no otimismo do consumidor, maior disposição para compras em lojas físicas e expectativa de ticket médio de
R$ 573,42, valor 9,4% superior ao registrado no mesmo período de 2024.
 
O levantamento indica que 62,1% dos consumidores pretendem ou já começaram a comprar presentes de Natal, enquanto 16,2% ainda avaliam a possibilidade. Com isso, a média estimada é de 3,6 presentes por cliente. Por outro lado, entre os 21,7% que afirmaram não comprar, os principais motivos citados são outra prioridade (34,4%), não comemorar a data (32,3%), não ter quem presentear (16,7%) e falta de dinheiro ou crédito (10,2%).
 
Entre os produtos mais procurados estão vestuário (27,4%), brinquedos (24%), calçados (17,8%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (15,6%) e itens de higiene e beleza (6,5%). A maior parte dos presentes será destinada a filhos e enteados (35,9%), cônjuges (25,3%) e netos (10%).
 
Na comparação com o Natal de 2024, 43,7% dos consumidores planejam gastar mais, 42,5% devem manter o mesmo valor e 13,8% reduzirão os gastos. Entre aqueles que ampliarão o investimento, os principais motivos são a intenção de comprar um presente melhor (51,1%) e ter mais pessoas para presentear (26,6%). Já entre os que vão diminuir as compras, a justificativa mais recorrente é a necessidade de cortar despesas (51,7%).
 
O clima natalino também exerce influência no consumo: para 46,4% dos entrevistados, o ambiente típico da época estimula a gastar mais. Outros 40,4% afirmam comprar mais presentes para familiares. Lojas decoradas têm forte impacto e foram mencionadas por 85,7% dos respondentes, como forma de aumentar a vontade de entrar e conferir os produtos.
 
Canais de compra
O levantamento reforça a força do comércio local e do varejo presencial. Para 54,5% dos entrevistados, pesquisa e compra são feitas diretamente em lojas físicas. Outros 27% pesquisam online, mas finalizam a compra no ponto físico. Apenas 15,7% realizam todo o processo pela internet.
 
Quanto à preferência de local de compra, 51,4% optam pelo comércio de rua no Centro, 17,1% preferem os shopping centers, 11,3% lojas de bairros, 11,2% comércio virtual de outras cidades e 6,2% escolhem o comércio virtual local.
 
O planejamento da ida ao ponto de venda também se destaca: 84,9% já sabem o que irão adquirir e 63,1% pesquisam preços previamente. A maior parte (36,7%) já iniciou as buscas, enquanto 33,8% pretende comprar cerca de 15 dias antes do Natal. Outros 16,7% farão as compras uma semana antes e 12,8% na véspera ou no próprio dia 25. As aquisições devem se concentrar entre segunda e sexta-feira (69,6%), principalmente no turno da tarde (53,2%).
 
Fatores de escolha e meios de pagamento
O atendimento aparece como principal elemento decisivo para a escolha do local de compra, citado por 30,3% dos consumidores. Em seguida, vêm preço e condições de pagamento (20,9%), variedade e qualidade dos produtos (15,9%) e facilidades de acesso e segurança (14,8%).
 
O meio de pagamento preferido é o PIX (33,4%), seguido de dinheiro (23,8%), cartão de crédito (21,5%) e cartão de débito (20%).
 
Clima natalino na cidade
Mais de oito em cada dez entrevistados (81,7%) afirmam que Caxias do Sul já está totalmente no clima de Natal, impulsionados principalmente pela época do ano (51,5%), pelas lojas decoradas (18,4%) e por ações e anúncios digitais (13,4%).
 
A importância da decoração também se confirma para 86,2% dos entrevistados, que a consideram parte essencial das celebrações.
 
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul 
A pesquisa de Natal 2025 da CDL Caxias foi realizada com 498 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2025. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://www.cdlcaxias.com.br/cms/assets/uploads/files/cfc36-e-book-natal-2025.pdf
 
FOTO
Legenda: O levantamento aponta que 62,1% dos consumidores pretendem ou já começaram a comprar presentes de Natal
Crédito: Fabio Grison

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