Blog

Comércio caxiense registra estabilidade nas vendas de Dia dos Namorados

Comércio caxiense registra estabilidade nas vendas de Dia dos Namorados

As vendas de Dia dos Namorados apresentaram desempenho estável no comércio de Caxias do Sul, conforme amostragem realizada pela CDL Caxias. O crescimento tímido de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado resultou em um ticket médio de R$ 285,68. O resultado foi atribuído, principalmente, à combinação entre o mau tempo e a contenção de gastos por parte dos consumidores.

 

Entre os lojistas entrevistados, 41,9% avaliaram que o desempenho foi igual ao de 2024, enquanto 32,3% consideraram o resultado pior e 25,8% julgaram melhor. Para aqueles que perceberam desempenho igual ou inferior, 34,6% apontaram a redução do poder aquisitivo da população como principal fator, seguidos pelo aumento nos preços devido à inflação (23,1%) e o clima frio com chuva (19,3%). Já entre os que tiveram resultados melhores, 32,3% atribuíram à maior divulgação nas redes sociais, 25,8% à variedade de produtos, 19,4% o clima frio contribuiu e 12,9% em função da data ter caído no meio da semana.

 

As vendas por canais digitais representaram, em média, 10,3% do total. Os meios mais utilizados para aquisição foram o WhatsApp (41,5%), Instagram (12,1%), site próprio (9,8%) e Facebook (4,9%). Apenas 12,8% dos lojistas não realizaram ações de divulgação.

 

Os produtos mais vendidos incluem cestas, chocolates e tábuas de frios, perfumes, hidratantes e cosméticos, vestuário de inverno, como casacos, malhas e roupões, acessórios, como relógios, prata e semijoias, calçados variados, chinelos de pano e flores, em buquês, arranjos e vasos.

 

A ambientação das lojas e a diversidade de produtos também foram consideradas decisivas para atrair clientes. A maioria dos lojistas (82,1%) investiu em decoração temática para a data, sendo que 21,4% decoraram mais que em anos anteriores. Para 43,8%, a ornamentação colaborou diretamente no aumento das vendas, reforçando a importância da experiência sensorial e emocional na jornada do consumidor.

 

Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito liderou as escolhas (36,4%), seguido por Pix (27,2%) e dinheiro (20,5%). O comportamento de compra manteve a característica da decisão de última hora: 42,9% dos consumidores compraram na véspera ou no próprio Dia dos Namorados e 35,7% na semana anterior.

 

FOTO
Legenda
: A ambientação das lojas e a diversidade de produtos foram consideradas decisivas para atrair clientes, aponta amostragem da CDL Caxias

Crédito: Fábio Grison

Compartilhe esta postagem:

A MCom utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.