Blog

“A saúde do homem não é negociável”, afirma médico urologista cooperado da Unimed Serra Gaúcha

“A saúde do homem não é negociável”, afirma médico urologista cooperado da Unimed Serra Gaúcha

A campanha Novembro Azul chega para lembrar que o cuidado com a saúde masculina deve ser constante. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens a partir dos 50 anos e, também, o segundo mais letal, atrás apenas dos tumores malignos no pulmão. A boa notícia, segundo o urologista cooperado da Unimed Serra Gaúcha, Dr. Gustavo Toniazzo, é que quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem índice de cura de até 95%.

“Devemos conscientizar o paciente sobre a importância dos cuidados preventivos. O homem precisa compreender que sua saúde não é negociável e que medidas simples e rotineiras podem ser verdadeiramente transformadoras”, explica o médico.

O especialista reforça que os exames de rastreamento são rápidos e acessíveis, e devem ser realizados anualmente. O toque retal e o exame de sangue PSA são fundamentais para identificar alterações precoces.

“Investir em prevenção não é apenas cuidado consigo mesmo, é garantia de qualidade de vida”, reforça Dr. Toniazzo.

Apesar dos avanços na conscientização, ele reconhece que ainda há resistência por parte dos homens em buscar o urologista, embora o cenário esteja mudando.

“As mulheres criam o hábito de fazer exames desde cedo, com o ginecologista. Os homens, historicamente, procuravam o médico apenas quando tinham sintomas. Felizmente, isso tem mudado, e o preconceito em relação ao exame de toque é cada vez menor. Hoje, a maioria dos homens entende que é parte da rotina de cuidados”, observa.

Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Urologia, homens com histórico familiar de câncer de próstata em parentes de primeiro grau devem iniciar os exames de rastreamento aos 45 anos, enquanto os demais devem começar aos 50 anos.

Cirurgia robótica e novos horizontes na medicina

Além da prevenção, o tratamento contra o câncer também evoluiu. A Unimed Serra Gaúcha é referência em cirurgia robótica, tecnologia que representa o maior avanço da medicina cirúrgica nas últimas décadas. O Dr. Gustavo Toniazzo, que atua em procedimentos de câncer de próstata com o sistema robótico Da Vinci, destaca que a tecnologia oferece maior precisão, visão ampliada em até 20 vezes e movimentos delicados, garantindo resultados mais seguros e uma recuperação mais rápida.

“O robô não opera sozinho, quem opera é o cirurgião. O robô é um instrumento sofisticado que amplia nossa visão e precisão. Ele permite retirar o câncer com segurança e, ao mesmo tempo, preservar estruturas fundamentais para a continência urinária e a função sexual do paciente”, explica o urologista.

Entre os benefícios estão menor dor pós-operatória, recuperação mais rápida, internação reduzida e melhor qualidade de vida.

“É a melhor forma de tratar cirurgicamente o câncer de próstata atualmente disponível. Os médicos também evoluíram e se capacitaram para a melhora do tratamento e na luta contra essa doença que vitima tantos homens”, reforça o especialista.

Hábitos que previnem

Além dos exames, Dr. Gustavo ressalta que pequenas mudanças de rotina fazem a diferença:

  • Alimentação rica em frutas, vegetais, peixes e tomate processado (rico em licopeno);
  • Prática regular de atividade física;
  • Manutenção do peso saudável;
  • Redução do consumo de álcool e abandono do tabagismo.

“O sucesso do tratamento está diretamente relacionado ao diagnóstico precoce, normalmente quando a doença ainda não apresenta sintomas. Não deixe de fazer seus exames anuais de próstata, por você e por todos para quem você é importante”, conclui.

FOTOS
Legenda (1):
Com o diagnóstico precoce, o câncer de próstata tem até 95% de chance de cura. A prevenção ainda é o caminho mais seguro para viver mais e melhor.

Crédito: Leonardo Zorzin, divulgação

Compartilhe esta postagem:

A MCom utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.